quarta-feira, 17 de novembro de 2010

ANIMAIS E SEGURANÇA NA ESTRADA



Todos os anos acontecem milhões de acidentes de automóvel, pelas mais diversas causas. A palavra de ordem na estrada é cautela, atenção e o cumprimento das normas de segurança tanto na estrada como dentro da viatura. Todos os viajantes devem usar cintos de segurança, assentos próprios ou caixas de transporte específicas e convenientemente seguras.
Um dos passos importantes (a par de não usar o telemóvel, não se distrair com o rádio e ter as crianças a viajar em assentos próprios e bem seguras) é eliminar as distracções provocadas pelos animais de estimação que viajam connosco.
A maior parte dos cães gosta de andar de automóvel, e a maior parte dos donos gosta de lhe fazer a vontade e retira também prazer da viagem ao lado do seu fiel amigo. Mas aquilo que o cão não sabe é que o condutor não pode nem deve ser distraído por lambidelas ou por vontade de viajar no colo dele. Há cães que viajam tranquilamente, mas mesmo assim podem ser estimulados por qualquer coisa que se passe no exterior e podem ficar excitados e nervosos. Por outro lado, há animais irrequietos e que ficam duplamente entusiasmados com uma viagem de carro, andando freneticamente de uma janela para a outra e querendo saltar para a parte da frente do veículo.
Viajar com um animal devidamente seguro não retira o prazer da viagem ao animal. Quer seja com peitorais de segurança, com assentos especiais, com caixas transportadoras ou com barreiras tipo grade que dividem as zonas do automóvel, é possível zelar eficazmente pela segurança de todos dentro do automóvel, incluindo a segurança do animal. Mesmo que um cão não reaja com felicidade na primeira vez que usa um cinto de segurança, não tenha dúvidas de que ele se vai habituar a esse ritual. E quanto mais positiva for a sua actuação, falando com ele, mimando-o e dando-lhe o seu biscoito preferido de cada vez que o prende ao cinto de segurança ou o coloca atrás da barreira, mais depressa ele se habituará às novas regras de segurança.
A condução deve ser sempre defensiva, quer viaje sozinho ou acompanhado, tendo sempre em conta as manobras dos outros automóveis. No entanto, lembre-se que uma guinada brusca ou uma travagem a fundo pode evitar um acidente, mas se o seu animal for solto dentro do carro será projectado com violência. Ele nem sequer tem mãos para se agarrar! Isso pode significar ferimentos graves para um cão, sendo atirado para o chão, contra as portas, tejadilho, assentos, ou podendo mesmo ser arremessado contra o vidro traseiro ou o pára-brisas. Os ferimentos resultantes podem ser profundos, com fracturas no focinho, patas e coluna. Proteja o seu animal de estimação usando sempre dispositivos de segurança adequados.

AS VANTAGENS DE TER UM ANIMAL SEGURO NO AUTOMÓVEL

1. Evita que o condutor seja distraído pelo cão, uma das grandes causas de acidentes,
2. Protege o próprio animal, porque em caso de acidente o peitoral de segurança pode ser a diferença entre a vida e a morte do seu cão.
3. Protege os ocupantes da viatura, pois em caso de acidente um cão solto é projectado com muitas centenas de quilos de força.
4. Um cão devidamente seguro no carro torna mais fácil a actuação das equipas de socorro em caso de acidente.
5. Previne que o animal fuja em pânico em caso de acidente, mesmo ferido, ficando perdido e podendo ser vítima de atropelamento.
6. Não tem de se preocupar com uma possível fuga do seu animal de cada vez que se abre uma janela ou uma porta.
7. Os cães que enjoam ou que têm medo de andar de automóvel sentem-se mais seguros, o que pode ajudá-los a ficar mais calmos e enjoar menos.

O QUE DEVE E NÃO DEVE FAZER

SIM: Mantenha o seu cão seguro com cintos de segurança próprios para animais, assentos próprios para animais, transportadoras específicas ou outros dispositivos de segurança. Um cão preso fica protegido em caso de acidente e não distrai o condutor.
SIM: Leve tudo aquilo de que o seu animal possa precisar na viagem, como água, comida, trela, medicação que esteja a ser feita, boletim veterinário e um kit de primeiros socorros para animais.

NÃO: Não deixe o seu animal viajar no assento da frente a não ser que seja possível desligar o airbag do passageiro. Sem o perigo do airbag, assegure-se que o animal vai bem preso ou num assento especial para animais, caso seja de porte pequeno.
NÃO: Não leve as janelas, a que um cão solto tenha acesso, completamente abertas. Pode manter uma fresta aberta, desde que não haja espaço suficiente para o seu cão pôr a cabeça fora da janela. Há dois grandes perigos para um cão que viaja com a cabeça fora da janela: pode haver projécteis voadores como sujidade, insectos, ramos e pedras que podem ferir o seu cão ou entrar nos olhos; e em caso de acidente as probabilidades de o seu cão ficar gravemente ferido ou morrer aumentam substancialmente.
NÃO: NÃO DEIXE UM CÃO SOZINHO NUM AUTOMÓVEL, NUNCA, NEM QUE SEJA POR CINCO MINUTOS!!! Vale mais levá-lo consigo e deixá-lo preso à porta do supermercado, à sombra.

1. Pode achar que a temperatura do ar não é muito quente, mas um carro condensa o calor, mesmo que tenha uma janela um pouco aberta. Lembre-se das vezes que entrou no seu carro parado há apenas uns minutos e pensou que estava a entrar dentro de um forno. O interior de um carro atinge facilmente mais dez graus do que a temperatura exterior, mesmo que esteja à sombra. Isso provoca um golpe de calor no animal, que é uma condição grave que pode conduzir à morte.
2. Há roubos de animais, isso não é ficção, e os cães de raça são os mais sujeitos ao roubo, embora um rafeiro também possa ser roubado por pessoas sem escrúpulos e muitas vezes para situações de sofrimento, como lutas de cães.
3. Se o seu cão ladrar a quem passa, pode haver pessoas sem consciência e maldosas que o irritem intencionalmente, provocando-lhe muito stress.

DICAS ÚTEIS PARA VIAJAR DE AUTOMÓVEL COM O SEU ANIMAL

Os cães, como as pessoas, são diferentes uns dos outros. Se há os que adoram viajar de automóvel, também há os que não gostam e até os que enjoam e vomitam. Neste caso, é importante prevenir a má disposição:
Certifique-se que o cão consegue ver para fora da janela, o que nem sempre é simples no caso de cães de raça pequena. Para estes pequenitos, o melhor é optar por um assento especial para cães.
Mantenha um pouco da janela aberta, para entrar ar fresco. As pessoas que enjoam de carro, muitas vezes por estar a ler, sabem bem que ajuda muito olhar pela janela e receber um pouco de vento na cara. Com os cães não é diferente.
Não dê nada a comer ao seu cão uma ou duas horas antes da viagem, e não deixe que beba demasiada água. O ideal é deixá-lo fazer exercício ou brincar depois da viagem, porque se for antes ele poderá ficar com sede e beber demasiada água.
Garanta que o seu cão faz todas as suas necessidades antes da viagem. No entanto, se o trajecto for longo e demorado, lembre-se de fazer paragens periódicas para o cão poder aliviar-se e esticar um pouco as patas. Nunca se esqueça de pôr a trela no seu cão, não o deixe andar solto em zonas que não conhece e podem ser perigosas, como estações de serviço e paragens à beira da estrada. E lembre-se, também, de apanhar os dejectos do seu cão e depositá-los no caixote do lixo, em sacos bem fechados.

SEIS RAZÕES PARA O SEU CÃO USAR CINTO DE SEGURANÇA
1. O cão não poderá distrair o condutor. Mesmo um animal bem comportado pode lamber a cara do dono ou querer subir para o seu colo enquanto conduz. Educar o seu cão para andar de carro tranquilamente é um bom investimento em segurança.
2. O cinto de segurança impede que o cão seja projectado em caso de travagens bruscas e inesperadas. O nariz dos cães é muito sensível e bater com o focinho num banco, numa porta ou num vidro pode ser uma experiência muito dolorosa.
3. O animal não poderá pôr a cabeça fora da janela, prevenindo ferimentos por resíduos que podem entrar nos olhos ou ferir o focinho. Mas mesmo com o cinto de segurança o seu cão pode olhar para fora da janela e sentir o vento e os cheiros que andam no ar.
4. Da mesma forma que não consegue pôr a cabeça fora da janela, o cão também não poderá saltar pela janela. Os animais são curiosos e muitas vezes impulsivos nas suas reacções, devido ao instinto. Outro animal, cão ou gato, que passe no exterior pode levar a que o seu cão se atire de repente pela janela.
5. Muitos cães fogem ou mordem quando se sentem assustados. Em caso de acidente o seu cão pode ficar aterrorizado e se houver hipótese de fuga o animal com certeza vai fugir, por muito educado ou treinado que esteja. Regra geral, esta fuga vai directamente para uma estrada movimentada, o que quer dizer que o cão pode sobreviver a um acidente e acabar violentamente atropelado. Mas mesmo que o cão não consiga fugir pode precisar de cuidados veterinários: um cão ferido pode reagir defensivamente, tentando morder alguém que esteja a tentar ajudá-lo, mas é muito mais fácil colocar um açaime a um cão que esteja preso com cinto de segurança, tornando-se mais fácil socorrê-lo.
6. Um dono que transporta o seu cão devidamente seguro demonstra ser um dono consciente e preocupado com o bem-estar e a vida do seu animal, tornando-se um exemplo a seguir por outros donos de animais. Além da vida do seu próprio cão pode, indirectamente, salvar a vida de outro animal.
TESTE DE CINTO DE SEGURANÇA EM ANIMAIS

Viaje com segurança, tanto para si como para o seu animal. Não arrisque a sua vida e a do seu animal de estimação. São frequentes os relatos de animais que fugiram em pânico e se perderam após um acidente de viação, precisamente porque viajavam soltos. Num cenário mau, o animal pode inclusive estar ferido.
Leve sempre o seu animal correctamente preso ou acomodado em caixas/assentos especiais para transporte de animais de companhia. Caso não seja possível desligar o airbag do lado do passageiro, transporte sempre os animais no banco de trás.
Certifique-se que em caso de travagem ou acidente o seu animal não é transformado num projéctil mortal. Veja os testes de cintos de segurança em cães de raça pequena em:
http://www.youtube.com/watch?v=F_yyCS49D6k
e
http://www.youtube.com/watch?v=_XFK7XNa9-4&NR=1

http://www.youtube.com/watch?v=NUYqwTKW2Fk&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=jYms1d6oyz8&feature=related


PARA SABER MAIS SOBRE SEGURANÇA E ANIMAIS VISITE:

http://www.barkbuckleup.com/
http://www.wagn4u.com/no_tails_left_unbuckled_campaign.html
http://www.dog.com/dog-articles/dog-car-accident-info/1885/


PARA FICAR A CONHECER OS VÁRIOS TIPOS DE PRODUTOS DE SEGURANÇA
PARA VIAGENS DE AUTOMÓVEL, VISITE OS SEGUINTES SITES DE INTERNET:

Sites Internacionais:
http://www.solvitproducts.com/
http://www.canineauto.com/
http://www.muttmanagers.com/products.php
http://www.petautosafety.com/
http://www.trekpet.com/seat-belt-dog-harness.htm
http://www.petexpertise.com/dog-collars-dog-harnesses/petbuckle-seat-belt-harness-for-dogs.html
http://www.yourpetramp.com/product/62293
http://www.allpetfurniture.com/Pet-Gear-PG11-X-PGI1069.html
http://www.hammacher.com/Product/78207?refsku=77737&xsp=3&promo=xsells
http://www.handsnpaws.com/category/cartravel/
http://www.petcarriers.com/
http://www.petsalley.com/
http://www.overstock.com/Gifts-Flowers/Pet-Carriers-Strollers/2794/subcat.html
http://www.sherpapet.com/
http://www.sturdiproducts.com/4111/xcart/home.php
http://www.sassypup.net/Lookout-II-Pet-Car-Safety-Seat-Black-or-Khaki-Quilt-Free-Shipping-Save-35-One-or-Two-Dogs-p-17961.html




Sites Nacionais:
http://animais.paravenda.net/produtos/1443-cinto_de_seguran%C3%A7a_para_c%C3%A3es.aspx
http://www.decathlon.pt/PT/cinto-de-seguranca-8583550/
http://www.sumex.pt/Acessorios_Comfort_-_Car_Plus/43/223/CINTO_DE_SEGURANCA_PARA_CAES/
http://petmanias.com/site/index.php?page=shop.product_details&flypage=shop.flypage&product_id=1838&option=com_virtuemart&Itemid=1
http://www.pixmania.com/pt/pt/4154560/art/car-/cinto-de-seguranca-para-c.html

http://www.petpetisco.com/product.php?id_product=74

http://portuguese.alibaba.com/product-tp/snoozer-luxury-lookout-ii-pet-car-seat-106978825.html
http://portuguese.alibaba.com/search/car-pet-beds-1.html

Sem comentários:

Enviar um comentário